25ª Semana de Criação – 1# Desconstruindo Don Draper

A 25ª Semana da Criação, acontece nessa semana no Teatro Raul Cortez no prédio do FenComércio, e traz com ela grandes nomes da publicidade mundial para bate-papos e palestras que tem como objetivo blindar os criativos contra os matadores de ideias.

Realizado pela ESPM o evento acontece até dia 29/03 aqui em São Paulo, mas se você por algum motivo não pode comparecer, sem problemas o Blog da Saraguato esteve presente e fará uma série de posts com as melhores palestras do evento. Confira!

Desconstruindo Don Draper

Palestrante: Adrian Ho , sócio e fundador da Zeu Jones.

O papo com o sócio e fundador da Zeus Jones, uma agência que tem um posicionamento inovador quebrando com os paradigmas da publicidade, diz em poucas palavras que o jeito Don Draper de ser é antiquado e extremamente tóxico.

Começando a palestra com uma associação do atual meio publicitário com a teoria de obediência por autoridade, que prova que,  em alguns casos, deixamos de agir conscientemente e acabamos acatando a autoridade do cliente com medo de repressão.

Ele linka esse estudo com o estilo clássico de trabalho do publicitário, que é egocêntrico, egoísta e que por trabalhar com pessoas, acaba às vezes perdendo um pouco da humanidade e inocência. O que é normal, aprendemos com nossos chefes e com os chefes dos nossos chefes, que temos que enganar o cliente, que a criação é lerda, ou o atendimento é chato. Aquelas regras gerais que ninguém sabe de onde surgiu.

Com o discurso de que é melhor mudar seu trabalho do que o trabalho mudar você, Ho criou a Zeu Jones que é uma agência de propósitos. Onde o objetivo não é somente ganhar prêmios, mas sim, ganhar prêmios e devolver algo para o consumidor, fazer publicidade útil sem perder a humanidade.

Um exemplo legal que ele citou foi os mendigos Wireless do festival do SXSW, que a primeira vista parece muito interessante, mas se a gente parar para pensar, eles são pessoas que foram reduzidas a um serviço, uma vending machine humana, sim, eles estavam ganhando com isso, mas existem outras formas de se fazer isso. Certo?

Na Zeu Jones o objetivo é pensar e criar para que o cliente seja útil para o consumidor, marcas que tenham uma utilidade no novo modelo de consumo, onde o contato entre empresa x consumidor ficou muito mais próximo, ainda mais com o “boom” das redes sociais.

Segundo eles agora as marcas são conhecidas pelo que elas fazem e não pelo que elas dizem ser.

Abaixo você confere alguns dos cases da Zeu Jones e sua publicidade para o bem:

Tablespoon – General Mills

One Beyond – Purina

VirtuWell

Outras referências com o mesmo tema: http://shop.breadpig.com/

25ª Semana de Criação
Data: 26 a 30 de março de 2012
Local: Centro Fecomércio  de Eventos – Teatro Raul Cortez
Endereço: Rua Dr Plinio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo-SP.
 

Sobre Saraguato WTL
Saraguato Without The Line é uma agência que oferece possibilidades infinitas de comunicação. Porque nenhuma linha pode dizer até onde nossa criatividade pode ir. Ativação, guerrilha, degustação, sampling, blitz, visibilidade, eventos, experiências e ações que exploram todas as direções. Alguns clientes que já trabalharam e trabalham com a gente: Kraft Foods Brasil (Sonho de Valsa, Bis, Lacta), K&S (Philadelphia, Mini Philadelphia, Requeijão Speciale Sadia), O Boticário, Femsa, Heineken, Allianz Seguros, NCGames, Pernod Ricard, entre outros. Rua Alexandre Dumas, 1708, 3º andar – Chácara Santo Antônio - São Paulo 55 11 3377-8737

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: