25ª Semana de Criação – #3 A queda da mídia tradicional e um mundo mais direto

Para o terceiro dia da 25ª  Semana da Criação, o VP executivo da Wunderman NY defendeu algumas posições estratégicas dentro e fora das agências de publicidade, além de mostrar cases de ações BTL feitas por eles, e pelas agências parceiras do grupo pelo mundo.

Um mundo onde a mídia tradicional perde a força e é preciso pensar além para atingir seu público. Confira:

A queda da mídia tradicional e um mundo mais direto

Palestrante: Nick Moore, líder de Criação e VP executivo da Wunderman de Nova Iorque.

Para começar, ele fez algumas analogias de mundo real e mundo idealizado da publicidade, mostrando como nós, publicitários, fantasiamos e temos poder dentro da mente do consumidor. Foi usado o exemplo de publicidade de carros,  onde por vezes vendemos um Corolla como se fosse uma Ferrari.

A magia de transformar algo em objeto de desejo, está em criar relevância de produto, e fazer dele algo de desejável, que faça os olhinhos das pessoas brilharem ao entrarem em contato com esse produto. E como fazemos isso?  Usando a mais clichê de todas as frases (também usada por Moore e citada por ele como o maior clichê da publicidade): Pensando fora da caixa!

Sem desmerecer o lançamento de um produto pela tevê ou qualquer outro meio de massa, ele mostrou o lançamento do Nokia Lumia 800 , que segundo ele, custou muito dinheiro, muito mesmo! Mas não custou tanto quanto lançar um celular no intervalo do Super Bowl, ou em qualquer outro programa de grande audiência.

Essa ação da Nokia fez com que milhares de londrinos tivessem um contato direto com a marca, uma experiência única, e no mundo de hoje, ainda mais no caso da telefonia móvel, o momento coletivo é muito importante, sem ele não somos nada. Postar nas redes sociais, mostrar pros meus amigos que eu estava lá, é o que me faz ser membro de um “grupo”.

Outro case apresentado foi o lançamento da Range Rover Evoque, foram mostradas as  várias ações que aconteceram para marcar o lançamento do carro em Nova Iorque: Projeções, instalações, apresentação no salão do automóvel NY, personalização das Range Rovers de celebridade.

Tudo isso para marca estar mais próxima ao seu consumidor. No mundo direto as pessoas tem o poder em suas mãos, os formadores de opinião propagam a mensagem e as pessoas podem ou não da um “like” naquilo que gostam.

Abaixo um dos vídeos da campanha, o restante você confere no canal da marca no Youtube.

Alguns outros cases interessantes:

Ecolabel

Para divulgar o selo europeu de sustentabilidade, antes pouco conhecido, foi criada uma ação no qual os compradores de produtos portadores do selo, “ganhavam” um botão de flor real, monitorada e cuidada por ele via facebook.

Ao desabrochar, o “dono” ganhava prêmios. Fazendo assim, com que ele se comprometesse a cuidar virtualmente essa flor real.

Bonafont

Aproveitando a deixa que o brasileiro toma menos água do que o recomendado, a Bonafont criou… a Tweeting Fridge!

Essas geladeiras foram enviadas para as pessoas mais influentes do twitter, e toda vez que ela é aberta, é postada uma mensagem no twitter da celebridade lembrando os brasileiros a tomarem água.

Ela também avisa o seu dono que está na hora de beber água. E cada mês, uma nova geladeira é enviada a uma celebridade do Twitter.

25ª Semana de Criação
Data: 26 a 30 de março de 2012
Local: Centro Fecomércio  de Eventos – Teatro Raul Cortez
Endereço: Rua Dr Plinio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo-SP

Sobre Saraguato WTL
Saraguato Without The Line é uma agência que oferece possibilidades infinitas de comunicação. Porque nenhuma linha pode dizer até onde nossa criatividade pode ir. Ativação, guerrilha, degustação, sampling, blitz, visibilidade, eventos, experiências e ações que exploram todas as direções. Alguns clientes que já trabalharam e trabalham com a gente: Kraft Foods Brasil (Sonho de Valsa, Bis, Lacta), K&S (Philadelphia, Mini Philadelphia, Requeijão Speciale Sadia), O Boticário, Femsa, Heineken, Allianz Seguros, NCGames, Pernod Ricard, entre outros. Rua Alexandre Dumas, 1708, 3º andar – Chácara Santo Antônio - São Paulo 55 11 3377-8737

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: