25ª Semana de Criação – #4 A publicidade hi-tech do Japão

Atrasou, mas saiu! O último post que conta um resumo do que rolou na 25ª Semana da Criação, que aconteceu na semana passada no Teatro Raul Cortez com a organização da ESPM.  Aqui iremos abordar as novidades trazidas do oriente por Yukio Nakayama da ECD Global Solutions Center, uma parte da Dentsu que foca em inovação e novas soluções.

Confira:

Palestrante: Yukio Nakayama da ECD Global Solutions Center

O palestrante começou falando um pouco de seu passado e de sua formação como biofísico o que explica a teoria dele de associar publicidade, com polén e abelhas.  Segundo Yukio no nosso meio o pólen é a mensagem e os insights criativos e as abelhas são a maneira como entregamos e espalhamos essa mensagem para o público.

E se a mensagem é o pólen e as abelhas a maneira de entrega, no Japão essas abelhas são mutantes e cibernéticas já que de acordo com os cases apresentados por Yukio, a tecnologia é realmente a maneira que os nipônicos acharam para prender e reter a atenção do público.

Em uma apresentação recheadas de cases, selecionamos os mais bacanas :

Touch Wood Comercial

O comercial do celular com case de madeira, tinha no briefing apenas a informação de que deveria focar no material especial do case. Inspirados em uma antigo comercial japonês eles resolveram inovar e fazer todo um caminho de madeira, filmado por várias câmeras e no meio da natureza. Dava para ser mais simples? Sim, mas não é assim que funciona no Japão.

ToyToyota – Backseat Driver

No Japão o hábito de andar de bicicleta só aumenta entre os jovens e isso preocupa as montadoras de carros, que já não estão vivendo um de seus melhores momentos. Com a queda do público a Toyota resolveu pensar longe e focar nos futuros consumidores, criando assim a Toy Toyota, dedicada a lançar aplicativos para que as crianças peguem o gosto por carros logo cedo.

Toyota: Fastest Painted Website  

Aqui novamente a Toyota mira no público jovem, desta vez entre os adolescentes e a força deles nas redes sociais criando um site interativo que foi pintado ao vivo e em tempo real. Além da criação on time, que liberava os botões assim que eles eram finalizados, ainda criaram dois postinhos de redes sociais que piscavam a cada tweet/curtir que o site recebia.

iButterfly

Imagina juntar em em só projeto um híbrido entre realidade aumentada, game, foursquare e cupons de desconto.Parece difícil não? Mas eles conseguiram através do aplicativo para iPhone, iButterfly.

iPad Magic

Até para virais os japoneses tem uma criatividade sem fim, olha só essa mágica de rua para promover o iPad e a Apple Store. É ou não é o melhor uso da tecnologia em mágica que você já viu?

Yazaki Pop Up Introduction

Esse é um case bem interessante, porque mostra o uso da tecnologia em uma ação B to B, onde uma empresa gostaria de alçar novos negócios e como não dava para levar todo o staff para o stand do evento e fazer a apresentação, eles criaram as figuras em realidade aumentada, onde dava para conhecer dos operários até a diretoria.

http://vimeo.com/27729643

Melody Road

Case ganhador do leão de ouro em Cannes, mostra uma estrada onde quem passa na velocidade adequada, escuta uma sinfonia durante o trajeto, o que além de acabar com os acidentes naquela via ainda tornou a estrada um ponto turístico nacional.

Make Up Harmony

No último case a gigante dos cosméticos Shisheido traz um aplicativo que consegue fazer o difícil caminho de começar a ação no online e terminar no ato da compra na loja. Vale conferir:

Sobre Saraguato WTL
Saraguato Without The Line é uma agência que oferece possibilidades infinitas de comunicação. Porque nenhuma linha pode dizer até onde nossa criatividade pode ir. Ativação, guerrilha, degustação, sampling, blitz, visibilidade, eventos, experiências e ações que exploram todas as direções. Alguns clientes que já trabalharam e trabalham com a gente: Kraft Foods Brasil (Sonho de Valsa, Bis, Lacta), K&S (Philadelphia, Mini Philadelphia, Requeijão Speciale Sadia), O Boticário, Femsa, Heineken, Allianz Seguros, NCGames, Pernod Ricard, entre outros. Rua Alexandre Dumas, 1708, 3º andar – Chácara Santo Antônio - São Paulo 55 11 3377-8737

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